Produtos e Serviços

Seu gato é fujão? Conheça o GPS criado para monitorá-lo

gato é fujão
Imagem da CENTRAL TABLELANDS LOCAL LAND SERVICES, na Austrália.

Quando vamos até uma ONG adotar um gatinho, um requisito básico e eliminatório é saber se você tem tela nas suas janelas (ou se pretende colocar, caso não tenha), não é mesmo? Isso acontece pois geralmente o gato é fujão e ao sair de casa acaba correndo o risco de se machucar ou até mesmo de não retornar.

Pensando nisso, a “Central Tablelands Local Land Services”, na Austrália, criou um aplicativo que possui rastreador de GPS, mostrando ao tutor as aventuras do gato quando ele sai de casa.

“Quando você fala com um tutor de gatos, eles dizem: “Ah, meu gato dormiu junto comigo na cama, ele não foi a lugar algum.”, disse Evans sobre como os donos tem uma ideia totalmente errada de onde o animal está quando você não está perto ou dormindo.

“Além das fugas indesejadas para o dono, o gato provoca danos à biodiversidade, à fauna e flora nativas”, disse Peter Evans, um oficial senior do local, ao site Mashable australiana.

VEJA TAMBÉM: Descubra como ter uma casa segura para o seu gato.

O grande desafio encontrado para os desenvolvedores e pesquisadores foi o de manter o animal usando o dispositivo, já que muitos se incomodam com o acessório e outros o acabaram perdendo.

Gato é Fujão

O GPS aplicado ao gato.
Imagem do Site ABC da Austrália.

Essa fase de adaptação pode ser desgastante, mas certamente não há valor que se pague você ter seu animal encontrado quando perdido ou até mesmo saber onde ele está quando você não está em casa.

O resultado da pesquisa foi surpreendente, devido ao quão longe os animais foram, alguns resultados apontaram 3 kms de distância entre origem e destino. Muitos tutores achavam que o trajeto percorrido era curto ou achavam que os gatos não saiam do quintal.

Evans disse que os gatos usaram o dispositivo por até 10 dias no total e que coletaram nesse período mais de 100 trajetos, o que representa 24 horas na vida do animal. Vale ressaltar que ele não só mostra o trajeto, como também o tempo para cada um de seus passos.

Cuidado! As imagens a seguir são surpreendentes! =P

GPS Pet

Essa imagem mostra o caminho que o gato percorre quando sai de casa.
Imagem da CENTRAL TABLELANDS LOCAL LAND SERVICES, na Austrália.

GPS Pet

Essa imagem mostra o caminho que o gato percorre quando sai de casa.
Imagem da CENTRAL TABLELANDS LOCAL LAND SERVICES, na Austrália.

GPS Pet

Essa imagem mostra o caminho que o gato percorre quando sai de casa.
Imagem da CENTRAL TABLELANDS LOCAL LAND SERVICES, na Austrália.

Como mostram os mapas, os gatos circularam o bairro e andaram bastante durante o passeio. Um deles foi encontrado nos arredores de uma escola local tarde da noite. Os analistas disseram suspeitar que deveriam haver caixas de comida ou até mesmo o gatinho poderia estar perseguindo ratos e camundongos pois gastou uma quantidade de tempo considerável por lá.

“Com esse projeto esperamos que o dono do animal tome consciência de que o gato é fujão. É bastante perigoso para o felino, podendo ser atropelado, pegando doenças através de ratos ou até mesmo passando por alguma maldade humana.”, disse Evans.

 

Gato é Fujão

Na foto Evans mostra a aplicação do GPS em um dos gatos. Imagem do Site ABC da Austrália.

Seu gato é fujão?

Conta pra gente aqui nos comentários se você acha que essa solução funcionaria para o seu gato ou cachorro.

Referências Bibliográfias:

GPS maps show the wild adventures your cat goes on night. Disponível em: <http://mashable.com/2016/05/26/cat-roam-maps/#bhJkl5Pr_uqF>. Acesso em: 29 Nov. 2017.

Cat tracking program makes owners re-think pets’ behaviour and how they manage their moggies. Disponível em: <http://www.abc.net.au/news/2016-05-20/cat-tracking-program-makes-owners-re-think-pet-behaviour/7431248>. Acesso em: 29 Nov. 2017.

You Might Also Like