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Grupos do Facebook: como divulgar sua empresa pet

Focados em interesses específicos, grupos do Facebook são ótimos para divulgação de conteúdo direcionado. Foto: Divulgação/Nick Turner
Focados em interesses específicos, grupos do Facebook são ótimos para divulgação de conteúdo direcionado. Foto: Divulgação/Nick Turner

Compartilhar postagens em grupos do Facebook é uma prática que pode gerar ótimos resultados para clínicas veterinárias, adestradores, empresas de petiscos ou qualquer outro negócio pet. Com as frequentes mudanças no Feed de Notícias da rede social, encontrar formas gratuitas de alcançar um público maior é fundamental para qualquer negócio pet.

Reunindo pessoas interessadas em assuntos específicos, os grupos do Facebook são os ambientes ideais para divulgar conteúdo direcionado.  Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo este recurso:

Identifique os grupos mais importantes para sua empresa

O primeiro passo é identificar e entrar nos principais grupos do Facebook de pessoas apaixonadas por cães, gatos ou quaisquer outros bichinhos que você atenda. Em grupos muito grandes, normalmente há membros de todas as regiões do Brasil. Por isso, é provável que alguns deles morem na cidade em que fica sua empresa pet.

A etapa seguinte é refinar a sua busca. Procure por grupos menores, porém de pessoas do seu estado e cidade, que sejam interessadas em animais de estimação. Embora às vezes essas comunidades sejam pequenas, seus integrantes costumam ser muito ligados aos seus pets, o que pode facilitar a divulgação do seu negócio.

Fique atento às regras dos grupos do Facebook

O Facebook permite que cada grupo se organize a partir de regras próprias. Em alguns, é possível vender produtos e divulgar serviços. Em outros, não se pode fazer qualquer divulgação de empresas. Por isso, leia com atenção os termos de uso antes de compartilhar seu conteúdo.

Em grupos mais abertos, você pode, eventualmente, compartilhar mensagens mais institucionais, claramente ligadas à sua empresa. Em comunidades com regras mais restritivas, por outro lado, uma alternativa é postar fotos, vídeos e memes engraçados, publicações com alto poder de trazer mais curtidas para sua página.

Normalmente, o criador do grupo deixa claras as regras em uma publicação fixada, no topo da página. Caso não encontre essa postagem, veja o que as pessoas normalmente compartilham na comunidade. Na dúvida, entre em contato com um dos administradores dela para se informar a respeito.

Cuidado com bloqueios por excesso de compartilhamento

O Facebook pune o que ele considera SPAM ou comportamento inconveniente. Por isso, quando você compartilha em muitos grupos seguidamente, seu perfil pode ser bloqueado temporariamente.

O Facebook costuma mostrar um aviso antes de fazer o bloqueio. Em geral, isto acontece quando você passa muito de 20 compartilhamentos seguidos da mesma postagem, mas esse padrão pode variar bastante. Caso receba a advertência, pare imediatamente e espere algumas horas antes de continuar a postar em grupos.

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