Donos de Animais, Saúde

Acupuntura Veterinária no Brasil e seu cenário atual

Acupuntura Veterinária no Gato

Cada ano que passa temos mais pessoas interessadas em conhecer, estagiar e realizar cursos na área da acupuntura veterinária.

Acreditamos que dentro da medicina atual os profissionais ou estudantes têm buscado áreas cuja relação médico-paciente seja mais ampla e holística. A acupuntura veterinária tem essa característica. Isso tem sido um ponto positivo tanto para os clientes quanto por parte dos próprios veterinários.

A Acupuntura Veterinária é benéfica para todos

Junto com esse benefício podemos citar o tipo de cliente diferenciado que procura a acupuntura veterinária, com uma maior propensão a realizar o máximo para salvar ou dar qualidade de vida ao seu animal.

Com horários melhores e mais estáveis do que aqueles encontrados em hospitais ou clínicas veterinárias, também faz com que a qualidade de vida do médico veterinário com essa atividade (acupunturista) também melhore.

Abravet

Atualmente contamos com uma associação de classe em crescimento e com uma prova para a obtenção do título de especialista em Acupuntura Veterinária, a Abravet. A Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária, cuja sigla é Abravet, foi fundada em 9 de Agosto de 1.999.

Em abril de 2016 tivemos a primeira prova para obtenção de título de especialista com 13 pessoas aprovadas. Há grandes importâncias nessa conquista da Abravet.

Especialidade exige alta qualificação

A primeira é a alta qualificação que o profissional precisa ter como médico veterinário pós-graduado para ganhar um título de especialista em sua área. O que faz com que o nível dos nossos colegas apenas aumente e torne a medicina veterinária cada vez mais respeitada, assim como a nossa especialidade.

A segunda é a força exercida em todos os demais profissionais da área para seu contínuo aperfeiçoamento. Isso faz com que os cursos de formação sejam forçados a melhorias em suas metodologias de ensino, já que os próprios alunos ficarão mais seletivos e exigentes.

Toda a cadeia de conhecimento acaba ganhando com o reconhecimento do título de especialista

Um mercado sempre aquecido, independente de crise

Os impactos diretos para os animais e seus tutores são a melhoria técnica dos profissionais pós-graduados em acupuntura veterinária e uma concorrência de alto nível no mercado de trabalho.
O mercado profissional para o bom profissional médico veterinário sempre estará bem aquecido, mesmo em épocas difíceis como essa.

Quando se fala em bem-estar e cuidados com os animais, há a manutenção de tratamentos, mesmo com as pessoas fazendo sacrifícios ou até abdicando de coisas para si. Para o cliente do médico veterinário acupunturista isso não é menos verdade, pois há uma melhora visível da maioria dos pacientes tratados com acupuntura, e quando o cliente percebe isso, ele se fideliza e mantém o tratamento como indicado.

Não conhece ainda os benefícios da Fisioterapia e Acupuntura Veterinária? Acesse aqui e descubra em detalhes.

Acupuntura Veterinária no Cachorro

Um futuro próspero

Atualmente possuímos muitos colegas atuando em cidades do interior. Eles vêm de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande de Sul. Mas ainda tem uma grande maioria nos grandes centros e capitais, até mesmo pelo tipo de relação das pessoas com seus animais nessas regiões.

Creio que estamos caminhando para um feliz futuro na acupuntura veterinária. Já existem bons cursos de pós-graduação nessa área. A grade curricular não perde em nada para os cursos de formação em acupuntura humana. Esta que já existe há mais tempo no mercado.

O que precisamos fazer para mantermos a nossa especialidade sempre em crescimento dentro da medicina veterinária é o contínuo aprendizado. É importante também fazer a manutenção de maneiras de prestigiarmos os bons profissionais. Como é o caso do título de especialista, por exemplo, e também da premiação de trabalhos científicos bem delineados. Tem também o convite para palestrar de colegas com atuações diferenciadas, e assim por diante.

Espero que você tenha gostado da matéria. Não deixe de acessar o site da Flor de Lótus e, se mora em São Paulo, venha nos visitar. ?

You Might Also Like