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10 passos para criar posts de sucesso no seu blog pet

10 passos para você escrever posts de sucesso no seu blog pet

Qual a sua especialidade? Adestramento? Fotografia pet? Alimentação natural? Não importa a sua área de atuação, sem dúvidas, você possui bastante conhecimento acumulado e pode oferecer muita informação a seus potenciais clientes.

Manter um blog para sua empresa pet é uma excelente maneira de demonstrar o quanto você sabe e, a partir disso, construir credibilidade. Ao disponibilizar conteúdo relevante e de qualidade para seu público, você cria relações de confiança com muito mais eficiência que qualquer propaganda.

Muitos empreendedores têm receio de começar a escrever, especialmente por não saberem como dar o primeiro passo. A verdade, no entanto, é que criar bons posts é muito mais simples do que parece.

Confira algumas dicas que preparamos para ajudar você nessa tarefa:

1 – Faça uma lista de temas

Muita gente fica horas e horas olhando para a tela ou o papel em branco, esperando que o texto de repente surja pronto. Quando não sabemos exatamente que assunto iremos abordar, temos várias ideias ao mesmo tempo, e escrever fica muito difícil.

Para fugir dessa paralisia, a primeira coisa a fazer é organizar tópicos relevantes para seus clientes e potenciais clientes. Comece anotando as dúvidas mais comuns que chegam até você diariamente. Essas questões serão um ótimo ponto de partida para seus posts.

2 – Seja específico

Seu público têm dúvidas sobre castração e vacinação? Escreva pelo menos um post sobre cada um desses assuntos separadamente. Se você tentar esclarecer vários temas em uma mesma postagem, corre o risco de escrever um texto confuso e muito grande.

Além disso, quanto mais posts cada pessoa acessa no seu blog, melhor. No caso do exemplo acima, você poderia criar um texto com informações gerais sobre vacinação e outros sobre vacinas específicas; um geral sobre castração e outros sobre esse procedimento em machos e fêmeas, em animais de diferentes idades etc.

3 – Selecione as informações

Definido o tema do post, é hora de colocar no papel as informações mais relevantes para seu público. O que o cliente quer saber e você pode contar? Essa será a essência do texto.

Comece escrevendo tudo o que vier à sua cabeça sobre o assunto escolhido. Depois, selecione as informações que mais se adequem ao enfoque que você pretende dar ao post. Lembre-se de orientar suas escolhas de acordo com o que pode ser mais útil ao leitor.

4 – Crie a estrutura do texto

Dentre as informações escolhidas para o post, quais deveriam vir no início do texto? E no fim? Quais merecem mais espaço para serem desenvolvidas? Montar uma estrutura básica para o post facilita muito a escrita.

Avalie que informações são mais simples e interessantes para introduzir o assunto e qual a melhor ordem para os argumentos. Tenha em mente que muitas pessoas não lerão o post inteiro, portanto deixe o conteúdo menos importante para o fim.

5 – Escreva livremente

Com a estrutura do texto pronta, comece a produzir o post de maneira despreocupada. Desenvolva os tópicos planejados, na ordem estabelecida, como eles vierem à sua mente. Se não saírem as melhores frases e parágrafos logo de cara, não se preocupe. Você poderá trabalhar esse conteúdo até que ele ganhe a melhor forma possível.

6 – Edite o texto

Agora que as ideias já foram organizadas e você as escreveu com suas próprias palavras, chegou o momento de dar a forma definitiva ao seu post. Releia tudo e procure deixar o conteúdo o mais simples e direto possível.

Evite manter frases muito longas; a maioria delas pode ser quebrada em pelo menos duas. Use cada parágrafo para abordar apenas um tópico e adicione intertítulos para melhorar a fluência da leitura.

7 – Pesquise dados estatísticos

Leitores gostam de estatísticas. Dependendo do assunto do seu post, você terá à disposição pelo menos uma pesquisa ou estudo para ser usado como fonte de dados. Em vez de simplesmente dizer que um petisco natural é melhor para a saúde dos cães, mostre, a partir de números, como esse tipo de alimento reduz o consumo de sódio, por exemplo.

Só tome cuidado para não exagerar na quantidade de dados. Ninguém quer ler um post parecido com um relatório contábil. Uma ou duas estatísticas por texto, em geral, já é mais do que suficiente.

8 – Revise o post

Por mais seguro que você seja em relação ao seu português, revisar nunca é demais. Erros de ortografia e gramática são muito comuns nos textos de qualquer pessoa. Conforme escrevemos, temos dificuldade em perceber um ou outro deslize.

Leia seu texto com atenção e procure perceber falhas de pontuação, como vírgulas demais ou de menos, e de concordância. Para checar a ortografia, você pode usar uma ferramenta gratuita, como o corretor da Priberam.

9 – Adicione links

Colocar links relevantes no texto é uma prática muito importante para melhorar o SEO da postagem, ou seja, o posicionamento dela no ranking de buscas de sites como o Google. Para isso, você pode usar outros posts do seu blog ou matérias de sites importantes que tenham abordado o mesmo assunto.

Esses links podem aparecer tanto em partes do seu texto que tenham a ver com a página de destino quanto entre um parágrafo e outro. Nesse segundo caso, é comum que haja uma frase padrão, como “Leia mais:”, seguida do título da matéria.

10 – Escolha boas imagens

Texto e imagem trabalham juntos para cativar o leitor e prender sua atenção. Utilize pelo menos uma foto ou ilustração por postagem. Essa prática torna a leitura mais fácil e deixa o post mais atraente.

Para obter boas imagens, você pode procurar por material com licença livre, em sites como CC Search e o Pixabay, ou comprar conteúdo, em páginas como o Shutterstock e o iStock. Só não se esqueça de, quando for necessário, incluir, na legenda, os créditos do autor da foto ou ilustração.

Fique ligado no blog da Adorável Criatura para mais dicas sobre Inbound Marketing e aprenda a gerir redes sociais, criar ótimos posts, planejar campanhas de e-mail marketing e muito mais.

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