Produtos e Serviços, Saúde

Milteforan: Aprovado remédio contra Leishmaniose

Milteforan é aprovado

Leishmaniose Visceral Canina era, inicialmente, uma zoonose caracterizada como doença que acometia apenas zonas rurais. Todavia, vem se expandindo para áreas urbanas de médio e grande porte. Se tornou um crescente problema de saúde pública no país e em outras áreas do mundo, estando em franca expansão geográfica.

Na América Latina, a doença já foi descrita em pelo menos 12 países, sendo que 90% dos casos ocorrem no nosso país, especialmente na Região Nordeste.

No Brasil, o controle da doença era feito a partir de acompanhamento Médico Veterinário e de remédios humanos. Porém, após junho deste ano, o Ministério da Saúde e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) proibiram o uso de remédios humanos.

A discussão já acontece a muitos anos. De um lado estão os Médicos Veterinários, que defendem o tratamento dos cães infectados e, do outro, órgãos públicos que acreditam a eutanásia ser o método mais eficaz para a diminuição da proliferação da doença.

Finalmente a importação do remédio para tratamento em cães, Milteforan, é aprovada pelo Ministério da Agricultura. O laboratório responsável é a VIRBAC e, mesmo com filial no Brasil, alegava-se que o componente iria acabar sendo usado em tratamento de humanos, logo, não era permitido.

O órgão prevê que o remédio passará a ser comercializado a partir do ano que vem. O tratamento será liberado para uso em todo o país. Ainda assim o MAPA, em nota técnica, alega que o tratamento com Milteforan é feito em caráter individual, não anulando medidas de saúde pública para o controle da doença.

A doença

A Leishmaniose é uma doença transmitida pela picada do mosquito-palha. Ele é atraído por locais sujos e que contenham restos de materiais orgânicos. Ela atinge tanto cães, quanto humanos.

Mosquito flebotomo

Nos cães aparecem sintomas como emagrecimento, descamação e perda de pelo, feridas ao redor dos olhos, orelhas, patas e focinho, crescimento acelerado das unhas, além de grande apatia.

Em humanos é caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, fraqueza orgânica e muscular, anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.

O tratamento com Milteforan

Estima-se que após o início do tratamento com Milteforan, os sinais clínicos da doença começam a diminuir drasticamente. Após 2 semanas já se observa um resultado satisfatório. Após 4 semanas do término do tratamento, esses sinais continuam a melhorar. Ou seja, é um tratamento onde o resultado é efetivo, porém não imediato. Caso queira ler mais sobre o remédio, visite a página de sua bula.

You Might Also Like

  • Daniel Porto Milteforan

    Daniel Porto Milteforan, temos Milteforan 20 MG frascos de 30,60,90 ml a pronta entrega via sedex. Contato 18 99809-8070 watts app

  • Mauricio Oliveira

    Boa tarde! tenho dois frascos de Milteforan 60 ml, comprados diretamente em farmácia na Espanha (possuo o comprovante da compra). Quem estiver interessado basta entrar em contato via email : mauriciooliveira71@gmail.com ou o telefone/whatsapp (61) 981445222.
    Mauricio