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O Facebook basta? Por que criar um site para sua empresa pet

O Facebook basta? Por que criar um site para sua empresa pet

O Facebook parece oferecer tudo de que uma pequena ou média empresa pet precisa: a chance de expor, gratuitamente, produtos e serviços para uma ampla rede de consumidores. Mesmo com tantas vantagens, as constantes quedas no alcance orgânico de fan pages fazem com que seja necessário buscar outras formas de atrair clientes.

Nesse sentido, investir em um site é uma ótima opção. Por meio de boas práticas de SEO, sua empresa pet pode atingir os primeiros resultados de buscas no Google e conseguir aumentar o engajamento a partir de pesquisas orgânicas.

A queda no alcance orgânico do Facebook

Alcance orgânico é a quantidade de pessoas que visualizam uma publicação sua sem que você pague para anunciá-la. Em outras palavras, toda vez que alguém chega a um conteúdo seu por meio de sites de busca ou recebe uma atualização sua via redes sociais, seu alcance orgânico aumenta.

O alcance pago, em contrapartida, diz respeito ao número de pessoas que seu conteúdo atinge a partir de links e postagens patrocinados. Esse tipo de investimento está se tornando cada vez mais necessário para empresas que desejam ser vistas no Facebook.

Diversas quedas no alcance orgânico de páginas da rede social vêm sendo registradas ao longo dos últimos anos.  Em 2012, o próprio Facebook admitia que as fan pages só conseguiam atingir aproximadamente 16% de seus fãs sem impulsionar os posts.

Em fevereiro de 2014, um estudo da Social@Ogilvy, uma rede de especialistas em mídias digitais, indicou que, em média, as publicações de empresas no Facebook atingiam 6.15% de seus fãs, comparados a 12.05% em outubro do ano anterior. Para páginas com mais de 500 mil curtidas, essa estatística caía de cerca de 4% para pouco mais de 2%.

Estudo da Social@Ogilvy aponta queda no alcance orgânico de páginas do Facebook

Estudo da Social@Ogilvy aponta queda no alcance orgânico de páginas do Facebook

Esses números se tornam ainda mais significativos quando analisados os dados de engajamento. Por exemplo, uma pesquisa feita em 2015 pela Locowise, empresa que faz análises de mídias sociais, mostrou que páginas com até 1.000 curtidas tinham um percentual de alcance orgânico de quase 23%.

Locowise - Alcance orgânico do Facebook em março de 2015

Estudo da Locowise indica os percentuais de alcance orgânico de acordo com o tamanho das páginas no Facebook

No entanto, apenas 14.21% dessas pessoas interagiam com os posts de alguma forma. Isso significa que, se sua empresa possuísse uma página com 999 curtidas, 33 pessoas, em média, clicariam, curtiriam, comentariam ou compartilhariam um conteúdo postado nela.

E o cenário deve piorar

Em junho de 2016, o Facebook anunciou mais uma mudança no algoritmo responsável por determinar o que aparece no Feed de cada pessoa. O objetivo é priorizar postagens de amigos e familiares. Em um comunicado, a própria rede social admite que essa alteração deverá provocar queda no alcance de pelo menos algumas páginas.

O Facebook sempre alegou que todas as alterações em seu algoritmo são feitas para adequar melhor o Feed de Notícias às preferências de cada usuário. A empresa também afirma que essas mudanças não têm como objetivo obrigar empresas a impulsionar postagens.

Ainda assim, muitas páginas se veem sem outra opção para aumentar seu alcance e engajamento. A saída acaba sendo pagar para ter a oportunidade de ser visto por seus próprios fãs.

Por que criar um site para sua empresa pet

Se no Facebook é cada vez mais difícil ser visto gratuitamente, é preciso conseguir mais alcance e engajamento orgânicos de outras maneiras. Caso sua empresa dependa exclusivamente da rede social, estará sempre à mercê das mudanças no algoritmo do Feed de Notícias.

Investir em um site próprio, por outro lado, possibilitará a você construir uma estratégia mais sólida para obter alcance orgânico a partir de buscadores, como o Google. Isso é possível por meio da implementação de boas práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou “Otimização para Ferramentas de Busca”, em tradução livre).

Em um site, é possível otimizar todos os aspectos para melhorar sua colocação no ranking de pesquisas do Google, desde questões técnicas até a escolha de palavras-chave para usar no seu conteúdo. Embora seja possível usar SEO no Facebook e em outras redes sociais, seu impacto é mais limitado.

Lembre-se, quando se trata de SEO, cada detalhe conta. A imensa maioria dos usuários clica apenas nos primeiros resultados de uma busca, e quase ninguém chega à segunda página. Ter um site bem construído pode ser determinante para sua empresa pet se diferenciar da concorrência e atrair mais clientes.

Sendo assim, o que fazer?

Construir um site que utilize boas práticas de SEO é, sem dúvida, um desafio que vale a pena. Porém, uma página bem colocada nas pesquisas não é feita da noite para o dia. É preciso investimento e muito trabalho para alcançar as primeiras posições no Google.

Uma boa forma de dar o primeiro passo para conseguir mais alcance orgânico sem depender do Facebook é cadastrar seu negócio na plataforma da Adorável Criatura.

Toda empresa pet cadastrada tem direito a um espaço totalmente gratuito. Nessa página, é possível adicionar seu logo, descrição e quatro fotos, além de links para redes sociais.

A parte técnica do site da Adorável Criatura é otimizada segundo as melhores práticas de SEO, e as páginas de todas as empresas podem ser encontradas a partir de buscas.

Ao empresário, resta a tarefa de escrever a melhor descrição possível, explorar ao máximo as palavras-chave relevantes para seu público e escolher fotos que mostrem claramente seus produtos e serviços.

Fique ligado no blog da Adorável Criatura para mais dicas sobre Inbound Marketing e aprenda a gerir redes sociais, criar ótimos posts, planejar campanhas de e-mail marketing e muito mais.

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