Comportamento

Cães culpados, eles existem? Nós temos a resposta!

Cães culpados, eles existem?

“Meu cão pede desculpas quando faz alguma coisa errada, que lindo!”
Tenho certeza que a maioria que estão lendo este texto já ouviu essa frase em algum lugar. E a maioria esmagadora acredita realmente que o cão depois de fazer alguma coisa vai lá no dono e pede desculpas…

Pois é gente, lamento informar que: Isso é coisa da sua cabeça, não da cabeça do cão.

A realidade é que no momento em que o cão sente algum conflito ou não sabe como reagir a alguma situação, ele vai mandar “calming signals” (“sinais de apaziguamento” em português) para o cão ou humano causador do desconforto.

O cão faz leitura corporal o tempo todo, afinal é dessa forma que ele se comunica. Sim, o seu cão não lê somente outros cães, mas também os humanos, a sua família.

Quando o dono chega em casa e encontra o lixo espalhado, sapatos em pedaços, colchão detonado, imediatamente fecha as suas feições, tensiona os músculos e enruga a testa falando “Thor! Quem fez isso???”

Quais sinais esse dono enviou para o Thor? Tensão, raiva, irritação. Thor entendeu o que ele falou? Nadinha. Ele somente fez a leitura coporal do seu dono e identificou que os sinais que ele mandava não eram bons sinais. Thor fica confuso.

Thor precisa dar um jeito de se livrar daquela situação que ele não entende o que está acontecendo. Thor envia sinais de apaziguamento para mostrar para seu dono que está confuso e não está entendendo o motivo, ele quer ficar bem.

Alguns sinais de apaziguamento que o cão pode mostrar:

– Lamber o próprio focinho
– Levantar a pata
– Desviar o olhar
– Virar o corpo
– Exibir barriga
– Semi serrar os olhos
– Andar curvado

Cães culpados, eles existem?

O dono geralmente quando dá a bronca, briga, briga, briga… Daqui a uns minutos o próprio dono continua falando e fazendo a leitura errada do seu cão, falando “Ah, você quer pedir desculpas né?” E porque o dono faz isso? Culpa! Mas esse sentimento de culpa é seu, não do Thor.

Pronto, o cão acaba de levar a culpa por ter feito algo errado (o que não é verdade, pois o que é errado pra mim pode não ser para ele e vice versa). Um cão entediado ou ansioso vai achar uma forma de relaxar e se os humanos não oferecem a saída, o cão vai achar. A culpa é sempre do dono… sim amigos, é isso.

Então além de levar a culpa, colocam palavras em sua boca. Os humanos perguntam e eles mesmos respondem, sabe como é?

Ser humano tem uma dificuldade enorme de dar bronca no cão, somente porque ele é um cão. Perceba que é muito comum se referirem aos cães como “coitados” ou “tadinhos” mesmo sem nenhum motivo. Seja sincero vai… Você faz isso.

O medo de perder o amor do seu cão (o único ser do mundo que lhes oferece o nosso amor dos sonhos: incondicional) é sempre maior do que a vontade de se concientizar e respeitar seu cão somente como cachorro. Criamos expectativas, conversamos e respondemos (quer dizer, nós criamos o conflito e decidimos a hora de terminar).

Portanto quando vc assistir aquele vídeo engraçado do YouTube com um “Thor” com cara de culpado, lembre-se desse texto. Já está na hora de tentarmos nos redimir com nossos cães. Peça desculpas ao seu cão levando para uma longa caminhada, atendendo suas necessidades caninas, proporcionando uma vida de cão de verdade.

Já ta na hora de pedir desculpas.

You Might Also Like