Alimentação, Saúde

Meu pet pode ser vegetariano?

Meu pet pode ser vegetariano?

Muitas pessoas que se tornam vegetarianas querem que seus pets adotem este tipo de alimentação natural, mas na hora vem a dúvida: meu pet também pode ser vegetariano?

Bom, se você procurar direitinho na internet vai encontrar várias pessoas falando que estenderam essa alimentação aos seus amigos de 4 patas e eles estão se adaptando muito bem e até hoje não ? reclamaram? Mas será mesmo que a alimentação vegetariana é adequada aos cães e gatos?

Antes de dar minha opinião, tenho que esclarecer algumas coisas e a primeira delas é os cães descendem dos lobos cinzentos e os gatos descendem do gato selvagem Africano.

Sim!!! Isso mesmo! Aquele cãozinho fofo que insiste em brincar de bolinha e  que ronca na sua cama tem 99% do DNA de um lobo. E como um lobo é carnívoro, um cão também é.

O que acontece é que os lobos quando se deixaram domesticar, passaram a comer restos de comidas dos humanos, dentre eles os carboidratos e seus amidos, mesmo tendo um intestino curtinho e sem aparatos para fazer a boa digestão destes carboidratos, conseguiam se alimentar e sobreviver destes restos. Afinal, mesmo os lobos quando não tinham o que comer, se alimentavam inclusive das fezes de outros animais para que literalmente ?não morressem de fome?.

E é justamente essa adaptação, essa questão de sobreviver não só de carne, é que confunde muito as pessoas. Nós humanos, assim como os ursos e os porcos, somos onívoros, podemos comer tanto carne, quanto vegetais e carboidratos. Onívoro é aquela ordem que consegue tirar nutrientes de diversas fontes e é por isso que temos dentes molares achatados e uma mandíbula que faz uma mastigação completa nos seus movimentos laterais, diferentemente dos carnívoros que têm molares que se fecham como uma tesoura e uma mandíbula que faz somente movimentos verticais (você desloca seu queixo para um lado e outro,  seu cão não!

Ele só mexe o queixo para cima e para baixo, certo?), nada apropriado a mastigação, mas apenas ao corte dos alimentos em tamanhos pequenos o suficiente para serem engolidos e é por isso que você não vê seu cão mastigando (você pode vê-lo cortando o alimento) e sempre há a impressão que ele engoliu tudo inteiro. Além do que a digestão dos amidos começa na nossa boca, através da enzima amilase que é presente na saliva humana, que tem uma ampla oferta de alimentação e que é ausente na boca dos cães ou gatos.

Os detalhes do trato digestório são inúmeros e ficaria cansativo escrever aqui tantos detalhes que mais iria parecer uma aula de anatomia… (risos), mas o importante é entender uma coisa: nós, humanos podemos viver muito bem a partir de uma alimentação vegetariana. Aos cães e gatos com sua fisiologia feita para a fácil digestão de carne e gordura e carente de aparatos para digerir os carboidratos, uma alimentação com pouca ou nenhuma proteína, seria uma maneira de sobreviver mas não de viver em todo seu potencial.

Meu pet pode ser vegetariano?

Eu não faço e não recomendo nenhuma alimentação carente em proteína animal a nenhum cão ou gato, a não ser por questões clínicas extremas. Para mim, ser vegetariano é uma escolha pertinente a nós humanos que conseguimos extrair nutrientes de uma gama diversificada de alimentos, mas fazer isso com carnívoros apenas pelo fato deles não apresentarem problemas de saúde em caráter imediato justamente por sua ?flexibilidade? alimentar em sobreviver de proteínas vegetais é negar a estes animais que eles possam ter melhor qualidade de vida ao fazerem uso de uma alimentação mais adequada a sua fisiologia.

Uma frase que gosto muito e que sugiro as pessoas a pensarem é a de um nutricionista veterinário chamado Dominique Grandjean que diz ?O responsável pela domesticação do cão e do gato, o homem, tem o dever de alimentá-los de acordo com as suas verdadeiras necessidades específicas, e não em função das suas projeções humanas. Esta é a primeira regra do verdadeiro respeito ao animal.?

Pensem nisso! Afinal as pessoas não se tornam vegetarianas por respeito a vida do outro? Então vamos começar pela vida dos nossos melhores amigos peludos que também merecem ser respeitados. Deixe o vegetarianismo pra quem pode viver bem sem carne. 😉

You Might Also Like

  • michelle

    Realmente, deve ser bem apaixonada pelos animais e estimular o consumo dos mesmos. Vaca, porco e frango , também são animais ok?

  • Pingback: Banho no pet? Saiba a frequência! » Blog - Adorável Criatura()

  • Vanessa Nogueira

    Parabéns pelo excelente texto. Acho um absurdo essa moda de ração vegetariana para nossos cães e gatos, isso é querer ir contra a natureza deles. O pior é que se vc debate sobre o assunto com pessoas que apoiam esse tipo de alimentação, elas possuem argumentos e convicções de que estão certas e continuam a pregar esse tipo de informação e convencem muitas pessoas a fazerem o mesmo. Tenho pena desses animais que lá na frente terão grandes prejuízos à sua saúde devido à ignorância de seus tutores.