Produtos e Serviços

Como cães e gatos preferem seus comedouros e bebedouros?

Como cães e gatos preferem seus comedouros e bebedouros?

A expansão atual no mercado pet nos proporciona diversidade em produtos sem precedentes. Sendo assim, escolher um comedouro ou um bebedouro pro seu cão ou gato pode ser uma tarefa desafiadora. Mas pode ficar tranquilo, pois preparamos esse post pra sanar todas as suas dúvidas.

Material

Plástico e alumínio

Apesar de terem alguns atrativos como baixo custo e praticidade, plástico e alumínio não são a melhor escolha. A porosidade do plástico dificulta a higienização do vasilhame, além de facilitar o crescimento de microorganismos. Além disso, algumas pesquisas mostram que em presença de água, o plástico pode liberar substâncias nocivas para a saúde do seu pet. Nesse último quesito o alumínio também é reprovado. 😕

Cerâmica polida, vidro e inox

Essas são as melhores opções em termos de material. Fácil higienização, material inerte que não libera substâncias nocivas na água ou alimento do seu pet são algumas das vantagens, porém o custo elevado acaba desestimulando a compra desses utensílios.

E como as espécies preferem?

1. Gatos: gatinhos tendem a preferir comedouros e bebedouros em cerâmica com a abertura mais larga, o que gera mais conforto na hora da alimentação, pois os “bigodinhos” deles não tocam a vasilha.

2. Cães: já para essa espécie, as opções devem ser mais direcionadas, pois a grande diversidade de raças, necessidades e condições clínicas acabam por influenciar nossa decisão final.

O primeiro ponto a ser definido é o porte do seu cãozinho. Obviamente o tamanho dos potes usados na alimentação devem acompanhar o porte do seu pet. Outro aspecto interessante é o nível de atividade dele, em outras palavras, o quão levado ele é. Para cães que brincam com o comedouro ou bebedouro devemos optar pelos potes pesados, evitando que a casa fique aquela bagunça!

Formas

  1. Alimentação lenta: esses comedouros possuem obstáculos que forçam o animal a se alimentar mais vagarosamente, evitando engasgos, e problemas de má digestão, como gases, por exemplo. Raças com reputação de apressadinhos como Labradores, Golden Retrievers e Bulldog Francês são ótimos candidatos a fazerem uso desses comedouros.
  2. Elevados: ideal para raças grandes e gigantes por diminuirem a sobrecarga exercida na região cervical durante a alimentação. Por esse mesmo motivo também é indicado para animais com alterações ósseas nessa região.
  3. Rasos com abertura larga: ideal para raças com focinho largo e achatado, tais como Bulldogs, Pug, Boxer, pois esse formato facilita a preensão do alimento em virtude do focinho largo.
  4. Fundo com abertura estreita: esse tipo de vasilhame é indicado para animais cujas orelhas são pendulares, pois evitam que a orelha do animal entre em contato com a água ou alimento, evitando problemas dermatológicos por conta da exposição crônica a umidade. São exemplos de raças os Cockers, Basset, Dachshund.
  5. Bebedouro tipo mamadeira/bilha ou inteligente: esses modelos são recomendados para aqueles animais de pelagem comprida e densa, pois também evitam a umidade excessiva na região do focinho. Indicados para Shih-tzu, Lhasa Apso, Yorkshire.

Ficou alguma dúvida? Faça um comentário logo abaixo que a gente responde. 🙂

You Might Also Like