Alimentação, Saúde

Seu cachorro está obeso?

Seu cachorro é obeso?

Cachorro obeso? Saiba aqui como identificar.

Não é apenas uma questão de beleza e sim uma questão de saúde. Cerca de 30% do cães são obesos. A obesidade pode vir em decorrência de uma doença primária ou apenas por hábitos indevidos ao longo da vida do animal. Por isso, procure sempre o Médico Veterinário para consulta e exames na busca do diagnóstico correto. É muito importante que procure auxílio na hora de estabelecer uma reeducação alimentar para seu amigo. Não inicie dietas e atividades físicas sem acompanhamento.

Um animal obeso pode ter muitas consequências graves, incluindo dificuldades a prática de atividades físicas (até mesmo uma simples caminhada), intolerância a temperaturas mais altas, algumas doenças como cardiopatias, diabetes, osteopatias, dermatopatias e endocrinopatias. Enfim, um animal obeso pode desenvolver sérios problemas de saúde diminuindo assim, sua expectativa e qualidade de vida.

Atualmente grande parte dos animais encontram-se obesos devido ao sedentarismo e excesso de alimentos calóricos e palatáveis desenvolvidos para eles e aos petiscos e ?agrados? oferecidos de forma não controlada por seus tutores.

É de grande importância que todos da casa tenham ciência da enorme importância da contribuição de todos na alimentação do pet em questão. Não ofereça restos de comida e cuidado com as crianças e seus doces e alimentos roubados. Deve-se levar em conta também quando existem mais de dois animais na casa. Sempre ofereça o alimento na hora certa e quantidade certa para cada animal. Comendo ou não, recolha o que sobrou. Isso fará com que não ocorra roubo de comida, assim não haverá cão comendo demais ou de menos.

É difícil estabelecer um peso ideal. Isso pode variar e muito, dependendo da espécie, raça, sexo, idade e estilo de vida do animal. A melhor maneira de avaliar se o peso do seu animal está bom, é avaliando-o visualmente. Olhe seu cão de cima e de perfil e avalie se é capaz de observar sua cintura ligeiramente mais fina que o restante do tronco. A cintura não pode esta reta, estufada e nem muito para dentro evidenciando as costelas do animal.

Observe a tabela abaixo:

Tipos de Corpo: Entenda em qual grupo seu cão se encaixa.

Seu cachorro está obeso?

Fonte da foto: http://clarendonanimalcare.com/2015/5/12/obesity-our-pets.

Se você notou que ele apresenta a cintura saliente e ao acariciar as costelas não consegue sentir as mesmas com facilidade e ainda consegue palpar gordura, procure imediatamente o Médico Veterinário de sua confiança. Somente ele poderá estimar o peso ideal para seu animal e estabelecer alimentação e programa de atividades físicas específicas ideal para as condições de saúde em que seu amigo se apresenta. Lembre-se: a perda de peso deve ser gradual e  acompanhada para evitar que o problema volte e também não ofereça riscos a sua saúde.

Dica: Animais castrados devem ter cuidado redobrado. Devido a questão hormonal tem mais facilidade de engordar. Mas nada que justifique o fato de não castrar. Somente devemos manter os bons hábitos alimentares, ficar de olho nos petiscos e manter a prática de exercícios. Os benefícios da castração são maiores que os riscos de não castrar seu animal.

Vamos cuidar da alimentação de nossos Pets, mantendo a quantidade ideal de alimento diário divididas em duas refeições no casos dos adultos e três no caso de filhotes. E atentar também a pratica regular de exercícios físicos diários. Isso fará seu cão ser um animal saudável e feliz e ainda aumentará sua expectativa de vida.

You Might Also Like